Seja bem vindo ao blog do Cupomzeiros, o blog onde você encontra as mais variadas soluções para a sua vida. Nos preocupamos em oferecer a você usuária(o) as melhores informações para que você possa fazer suas escolhas da melhor maneira possível.

Para você que deseja conhecer um pouco mais sobre maquiagem, preparamos esse guia completo. Nele iremos apresentar o conceito de maquiagem, característica de cada pele, os vários tipos de maquiagens ideais para a sua pele e, principalmente, como comprar produtos de maquiagem com descontos especiais, usando os nossos cupons de descontos.

 

 

Conhecendo a sua pele

como saber qual o tipo da minha pele

Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele é o envoltório que protege o nosso organismo. Possui funções importantes, as quais nos protegem de agentes externos, pois é um órgão resistente e flexível. A pele é como se fosse um espelho no qual reflete as condições da nossa saúde, estilo de vida e heranças genéticas.

A nossa pele é composta por 3 camadas: Epiderme, derme e hipoderme ou tecido subcutâneo. Cada uma dessas camadas exercem funções diferentes, as quais são muito importantes para a preservação da nossa pele.

Condições da pele

A nossa pele sofre várias alterações no decorrer dos tempos. Essas alterações se decorrem por vários fatores, e esses fatores podem trazer vários desequilíbrios à nossa pele. E com esses desequilíbrios surgem os acnes, que são causados por peles oleosas e brilhantes, ocasionando também o aparecimento dos cravos e as espinhas.

A acne é dividida em 4 graus conforme a gravidade de inflamação:

Grau 1 – Surgimento de cravos;

Grau 2 – Surgimento de cravos e espinhas;

Grau 3 – Surgimento de cravos, espinhas e cistos;

Grau 4 – Além das características anteriores, surgem cicatrizes e queloides que podem deformar o rosto.

Quais os inimigos da nossa pele?

  • O sol – O sol é muito importante para a nossa pele, porém, se não soubermos usar da sua importância, podemos ter várias consequências. É preciso saber a hora de pegar sol e quais produtos usar para se proteger dele, principalmente se formos à praia.
  • O vento – Outro grande inimigo da pele, o vento frio ou quente pode ressecar a nossa pele, deixando-a escamada e sem brilho.
  • O frio – O frio pode deixar a pele ressecada e sem elasticidade. Por isso é importante proteger-se bem durante o inverno.
  • Poluição – Os poros podem ser entupidos por causa de fumaça, poeira e outros elementos poluidores do ar que vão grudando na nossa pele.
  • O estresse – O estresse faz com que os músculos do nosso rosto se contraiam, isso facilita o surgimentos de linhas de expressões que jamais irão desaparecer.
  • O tempo – Processo natural e que não podemos evitar. Mas podemos nos prevenir o quanto antes para, pelo menos, termos uma pele saudável no futuro.

 

Os amigos da pele

Antes de mais nada, é preciso conhecermos os amigos da pele, e esses amigos não são os produtos miraculosos, são fatores que ajudarão a preservar a pele, mantendo-a mais jovem.

  • Água – É muito importante ingerirmos bastante água, O nosso corpo é formado em sua maioria de líquidos, por isso se torna necessário mantermos um bom consumo de água, evitando assim a desidratação.
  • Nutrição – Como a pele reflete a sua geral aparência do corpo, manter uma boa alimentação é indispensável para manter uma pele saudável. Procure saber quais as suas necessidades alimentares.
  • O sono – É durante o sono que as nossas energias se renovam, e com a pele não é diferente. Dormir bem deixa a pele mais linda e descansada.
  • Exercícios físicos – Fazer exercícios físicos ativa a circulação sanguínea, sendo assim, fazê-lo regularmente é fundamental para a saúde do corpo.
  • Cosméticos – Pode tornar a sua pele mais bonita e saudável. Mas é bom lembrar que para alguns tratamentos de pele, é fundamental consultar o seu dermatologista. Procure conhecer bem a sua pele para usar os cosméticos ideais.

 

12 Passos para uma maquiagem perfeita

Chegamos ao ponto principal do nosso Guia Completo de Maquiagem. Sabendo dos cuidados que temos que ter com a nossa pele, já podemos nos aprofundar nos primeiros passos para fazermos uma boa maquiagem. Lembrando que esse guia pode ajudar bastante você que já é acostumada a fazer a sua própria maquiagem.

 

Limpeza da pele

A perfeita maquiagem começa com uma excelente limpeza de pele. Quem não dá valor a esse passo está correndo um risco muito alto de perder o seu tempo maquiando. As impurezas da nossa pele precisam ser removidas para dar lugar a uma maquiagem inovadora. Essas impurezas são: resíduos de maquiagem, excessos de oleosidades, poluição, etc.

Dicas de aplicação para a limpeza:

  1. Com as pontas dos dedos faça movimentos suaves e deslizantes.
  2. Nunca force e nem repuxe os músculos.
  3. Use produtos que se adapta ao estilo da sua pele.

 

O que usar na higienização da pele

Quando falamos de higienização da pele, falamos que é uma limpeza superficial, de forma que não venha a causar danos à nossa pele.

Leite:  É um fluído de limpeza indicado para peles normais, jovens e delicadas.

Loção: Indicado para peles mistas e oleosas, é um produto levemente aquoso e que se espalha facilmente.

Cremes: Indicado para peles secas, geralmente é um pouco oleoso e limpa com muita facilidade.

Sabonetes: Para usar em casa, é indicado para todos os tipos de pele. Escolha sempre um sabonete neutro.

 

A tonificação

Manter o “PH” fisiológico em equilíbrio (oleosidade e tonificação), é a sua principal função. Remove as impurezas, contrai os poros, remove os vestígios de limpeza, ativa a circulação e dar tônus ao tecido.

 

Loção Tônica/ Loção Adstringente

Se você tem uma pele seca ou normal, use Loção Tônica. Para peles oleosas ou mistas na zona, use Loção Adstringente.

Modo de aplicação: Com um algodão umedecido com o produto, em movimentos ascendentes espalhe o produto por todo o rosto. Evite passar o produto na área dos olhos.

 

Hidratação

Manter a pele hidratada é fator muito importante para uma boa maquiagem. O hidratante tem a função de hidratar internamente e as camadas mais profundas da pele.

O que usar na hidratação

  • Loção/Emulsão: Indicado para peles normais e mistas.
  • Creme: Indicado para peles secas.
  • Gel: Indicado para peles oleosas e seborréias.

*Os modos de aplicação são os mesmo usados no processo de limpeza da pele.

A pré-maquiagem

A pré-maquiagem é a etapa que realizamos antes da aplicação dos produtos de maquiagem. E nessa etapa estão presentes a limpeza e higienização da pele, remoção dos restos de maquiagem, tonificação e hidratação. Depilação das sobrancelhas e buço também fazem parte da pré-maquiagem.

O que é preciso saber para fazer uma maquiagem

Sabendo seu traços fisionômicos, tipo de pele e tipo físico, é hora de saber qual roupa será usada, que hora vai ser usada e conhecer o evento, para assim combiná-las com a sua maquiagem.

 

7 tipos de maquiagem

 

  1. Make-up Básico
  2. Make-up Sofisticado
  3. Make-up Elegante
  4. Make-up Romântico
  5. Make-up Fashion I
  6. Make-up Fashion II
  7. Make-up Fashion III

 

19 passos para a sequência de uma maquiagem perfeita:

1- Depilar as sobrancelhas;

2- Limpar a boca com lenço de papel;

3- Limpar os olhos com demaquilante próprio;

4- Limpar o rosto com creme ou loção de limpeza;

5- Tonificar;

6- Hidratar;

7- Usar colírio ou soro fisiológico;

8- Aplicar secativo (se houver espinhas);

9- Aplicar lápis branco (se houver linhas de expressões);

10- Aplicar corretivo;

11- Aplicar base ou pancake;

12- Aplicar pó compacto ou facial;

13- Aplicar sombras;

14- Modelar os olhos;

15- Aplicar máscaras nos cílios;

16- Pintar e escovar as sobrancelhas;

17- Aplicar blush;

18- Aplicar batom e brilho nos lábios;

19- Fazer retoques finais, tais como: intensificar o blush, corrigir excessos e iluminar.

 

Lápis branco! Quando usar?

Use o lápis branco somente quando existir linhas de expressões. E a forma correta é pressionar com uma uma esponja umedecida e depois aplicar o corretivo.

 

Lápis para os lábios

É importante ter a sua disposição os lápis para os lábios, eles farão um contorno muito melhor nos seus lábios. Lembrando que, só se faz mudança nos lábios se estes forem finos, grossos ou desiguais.

Dica: Antes de usar o lápis ou o batom, use um hidratante nos lábios. Nada de hidratantes oleosos, use sempre um gel ou uma loção hidratante.

 

Aplicação correta do corretivo

Aplicar corretivo

A estrutura de um rosto possui qualidade e defeitos, e é possível realçar as qualidades e esconder os defeitos. Para isso é necessário que você saiba combinar os efeitos. O princípio básico é clarear o que deseja aumentar ou realçar, e escurecer o que deseja disfarçar ou diminuir. Por isso existem os corretivos claros e escuros.

Onde usar o corretivo claro:

  • Olheiras;
  • Pálpebras superiores;
  • Linhas de demarcação;
  • Espaços a serem aumentados;
  • Dorso do nariz;

O que usar como corretivo claro:

  • Base ou pó compacto claro;
  • Creme ou bastão próprio.

Onde usar o corretivo escuro:

  • Lados do nariz;
  • Ponta do nariz;
  • Maças do rosto;
  • Espaços a serem diminuídos.

O que usar como corretivo escuro

  • Pó compacto marrom opaco;
  • Blush ou lápis marrom esbatido.

 

Como aplicar corretamente a Base

A base é uma tela protetora que prepara a pele para receber outros produtos. A mesma protege a pele ou favorece a maquiagem dentro de cada necessidade.

Quais são os tipos de base?

  • Líquida
  • Cremosa
  • Compacta

Modo de aplicação

A aplicação da base depende de para qual função você deseja aplicá-la e dos produtos que você tem à sua disposição. A base pode ser aplicada com os dedos, pincel de kabuki duo fiber, pincel sintético comum, esponja comum e com Beauty blender (ou similares).

Aonde comprar base barata na internet:

 

Aplicação correta do pó facial

Itens de maquiagem

Composto por minúsculas partículas de minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, amido e colorantes. Você terá um melhor resultado na maquaigem se o pro facial for leve, soltinho e traslúcido.

Quais os tipos de pó facial

  • Pó facial translúcido;
  • Pó facial claro e médio;
  • Pó facial escuro.

Modo de aplicação

Com um pincel, pressione-o sobre a pele, retirando o excesso de cima para baixo.

 

Sombras compactas e suas funções

As sombras compactas são muito importantes, pois elas dão efeitos maravilhoso.  Suas funções são: realçar, dar vida e expressão aos olhos e disfarçar imperfeições.

São três as tonalidades de sombras e possuem as respectivas funções:

  1. Modelar
  2. Colorir
  3. Iluminar

Harmonia da cores

Os responsáveis por harmonizar o tom da pele são: o corretivo, a base e o pó facial. Já o blush, a sombra e o batom harmonizam entre si, podem harmonizar com o vestuário.

 

Aplicação correta de maquiagens para os olhos

Para realçar a beleza dos olhos, nada melhor do que uma linda maquiagem. A maquiagem dos olhos é importante, porque com ela podemos fazer as correções que são necessárias.

É importante que você fique ligada, que nem sempre aquela linda sombra que a sua amiga usou vai dar certo em você. Cada tipo de olho tem o tipo de sombra ideal. Procure saber qual tipo de olho é o seu para escolher melhor o tipo de sombra, a que irá combinar com os seus olhos.

Modele os olhos com lápis. Escolha os lápis com uma textura ideal. Na sobrancelhas escolha um lápis mais firme. Para o contorno dos olhos, escolha uma textura intermediária, nem muito mole e nem muito dura.

As máscaras de cílios

  • Máscara de cílios preta
  • Máscara de cílios transparente

As máscaras de cílios devem ser usadas conforme a ocasião. Se for usar durante a noite, prefira a máscara preta. Se for usar a máscara de cílios no decorrer do dia, use a máscara transparente.

Tipos de cílios postiços

  1. Artístico
  2. Anatômico
  3. Volumoso
  4. Longo
  5. Natural
  6. Discreto

 

Como realizar a aplicação correta do Blush

Dicas para usar blush

É muito importante fazer a aplicação do blush sem muito exagero , essa aplicação tem que ser feita, com muito cuidado. Se exagerar na aplicação, você estará perdendo de vez a sua maquiagem. Nem um pó compacto poderá lhe ajudar nesse momento.

Como aplicar o blush

  1. Para ter um bom resultado, você pode passar a base, o corretivo e o iluminador antes do blush;
  2. Se estiver usando um blush em pó, passe o pincel no pó sem fazer muita força;
  3. Use um pincel médio de cerdas macias;
  4. Para remover os excessos dê uma chacoalha no pincel;
  5. Se for usar um blush em creme ou em gel, pegue o produto com o dedo anelar e misture;
  6. Para remover os excesso após a aplicação, dê uma batidinhas com um lenço no rosto;
  7. Se o seu rosto tem o formato de um coração, faça movimentos em forma de C;
  8. Se a sua cabeça é redonda, evite as maças do rosto;
  9. Se o seu rosto é mais oval, comece pelas bochechas e vá até as têmporas;
  10. Já para quem tem o rosto quadrado é preciso fazer movimentos circulares.

Escolhendo o blush

  • Pele clara: blush rosa bebê, pêssego ou ameixa.
  • Pele tom médio: blush amarelo-alaranjado ou malva.
  • Pele morena; blush cor-de-rosa ou bronze.
  • Pele mais escura; blush cor de passas, marrom ou tangerina.
  • Pele normal ou oleosa: blush em pó.
  • Pele seca ou envelhecendo: blush em creme.
  • É bom combinar sempre as cores do batom e do blush.